Nova regra libera posts patrocinados nas eleições 2020

Se algo em 2020 está igual aos anos anteriores, com certeza está errado. A Covid-19 mudou a forma como nos relacionamos, trabalhamos, nos alimentamos e também como vamos votar. As eleições 2020 estão chegando e, em uma parceria inédita, redes sociais se comprometeram a combater a desinformação e as Fake News junto com o Tribunal Superior Eleitoral. 

Veja mais

Branding e como ele influencia na audiência de sites de notícias

Como as pessoas enxergam a sua empresa? Qual a primeira coisa que vem à mente quando alguém ouve o nome do seu site de notícias? Claro que as respostas para estas perguntas variam muito, principalmente em relação ao grau de proximidade com a marca. Mas a maneira como você se apresenta é fator determinante para a impressão da sociedade. Isso é branding e ele pode influenciar na sua audiência. 

Veja mais

Sabe o que é a LGPD e como se adaptar às novas regras?

Em vigor desde o dia 18 de setembro de 2020, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) revoluciona o tratamento dos dados pessoais no Brasil. A partir de agora as empresas precisam deixar claro quais dados do consumidor tem acesso e para que os utilizam. Clientes podem questionar empresas sobre seus dados a qualquer momento e é justamente para promover mais transparência e evitar vazamentos, que a lei foi criada.  

Veja mais

Para subir no Google, páginas devem priorizar experiência do usuário

O Google está focado em oferecer uma boa experiência para seus usuários e isso não é novidade.  Mas em comunicado oficial, o Google informou que a experiência do usuário será incluída como fator para rankeamento de links. Isso significa que para continuar nas primeiras posições de pesquisa, será necessário oferecer ao leitor um ambiente mais confortável para navegação. 

Veja mais

Vantagens e desafios do trabalho remoto no jornalismo

Dizem que toda grande mudança é precedida pelo caos. A frase atribuída ao médico indiano Deepak Chopra, pode ser bem utilizada em 2020, quando a pandemia do novo coronavírus tornou o trabalho remoto no jornalismo imprescindível. 

Se o home office era algo ensaiado e às vezes até distante da realidade, da noite para o dia passou a ser necessário para cumprir o distanciamento social obrigatório. 

Veja mais

Jornalismo comunitário e a pandemia do coronavírus

Foto: Kaike Gomes do Complexo do Alemão/Voz das Comunidades

Em um país com quase 210 milhões de habitantes e o 7° maior índice de desigualdade social, a informação não chega da mesma maneira para todos. A pandemia do novo coronavírus aumentou as distâncias sociais, escancarando problemas antigos que foram agravados pelo vírus. Nesse contexto o jornalismo comunitário cresce nas comunidades para tentar minimizar os abismos sociais.

Veja mais

Como o jornalismo pode combater as Fake News

A popularização das redes sociais revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e vendem. Mudou também a maneira como muitos consomem notícias, cada vez com menos texto e mais interação do usuário. Mas nem tudo é positivo no mundo online. As fake news, que são as notícias falsas, cresceram na mesma proporção e agora cabe ao jornalismo a difícil missão de mostrar a verdade. 

O desafio não é simples e nem inédito. Notícias falsas existem desde os primórdios do jornalismo, mas nunca foram tão disseminadas quanto agora. Estudo feito por cientistas de Massachusetts em 2018, mostra que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido do que as verdadeiras e ainda alcançam mais pessoas. 

Veja mais

Podcast de jornalismo e o avanço no Brasil

Em 2019 o Brasil alcançou a posição de segundo maior mercado para podcast no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A pesquisa divulgada pelo Spotify mostra que o número de ouvintes brasileiros pela plataforma crescia em média 20% ao mês, isso desde o início de 2018. Com a explosão de podcast de jornalismo, a expectativa é de que os números atuais sejam ainda maiores. 

Veja mais