Jornalista digital: Você conhece o Google Search Console?

Por Matheus Rocha, Comunique-se, adaptado ao blog DothNews

Você se considera um jornalista digital ou pretende evoluir seus conhecimentos para tal? Se a resposta for sim, você com certeza produz conteúdo para a internet, certo? Se a resposta for sim novamente, imagino que você quer que o maior número possível de pessoas leia seu conteúdo.

Veja mais

Veja 4 motivos para ter um site responsivo

O desenvolvimento da tecnologia nos proporcionou novas experiências, como o fato de poder acessar a internet a partir de vários dispositivos diferentes, como notebooks, tablets esmartphones. E se você tem um site, precisa entender que é justamente essa variedade de dispositivos que cria a demanda por um site responsivo.Veja mais

Como o SEO dentro do jornalismo melhora a audiência?

Já faz algum tempo que os buscadores como o Google, o Bing e outros, se dedicam para fazer com que os seus números de indexação de conteúdo se tornem cada vez mais inteiros, inteligentes e rápidos. Por isso, jornalistas, é bom entenderem cada vez mais sobre as proporções do SEO dentro do jornalismo.Veja mais

WhatsApp como ferramenta para atrair leitores

O WhatsApp como ferramenta para atrair leitores pode funcionar muito bem, afinal, esse aplicativo é o mais utilizado em solo brasileiro, de acordo com pesquisa da Conecta. Muitas empresas já utilizam esse app como forma de gerar vendas, então por que não utilizá-los para a criação de uma comunicação melhor com os leitores de um site?Veja mais

Como rentabilizar sites de notícias?

Quem é apaixonado por notícias sempre quer arranjar um meio de trazer informações ao público. E com o advento da internet, o que poderia haver de melhor além de um site de notícias? Pois é, mas, muita gente ainda encontra dificuldades sobre como ganhar dinheiro a partir deles. Como rentabilizar sites de notícias? É o que vamos ver hoje.Veja mais

Desafios do jornalismo – por Carlos Alberto Di Franco

Precisamos combater a síndrome ideológica que persiste em alguns guetos anacrônicos

Eu estava meio encolhido na sala de embarque do aeroporto de Vitória. Cheguei antes do horário. Era uma aperto só. De repente, na minha frente brota um grande amigo: Rosental Calmon Alves. Esqueci o cansaço, as filas e a demora. Passamos em revista os problemas do mundo e do jornalismo. O entusiasmo do Rosental faz bem a qualquer um. Ganhei meu dia.Veja mais

Necessidade de inclusão do jornalismo de internet nos grandes veículos de comunicação

A essência do jornalismo é a mesma para todos os meios de comunicação: manter o público informado sobre os acontecimentos locais e do mundo. O jornalista apura, analisa e organiza as informações, transformando-as em notícias, reportagens, entrevistas e documentários, que serão veiculados nos noticiários de rádio, televisão, jornais, revistas e, na atualidade, em sites e redes sociais.Veja mais

A importância do engajamento do leitor

Desde o início da imprensa, a comunicação acontece basicamente através de uma via. Ou seja, os leitores recebiam as informações e se quisessem entrar em contato com o veículo ou participar da conversa, enviavam cartas. Raramente existia um diálogo – no máximo, a opinião do leitor seria publicada na sessão de “carta do leitor”, famosa por muitos anos, mas nada mais.Veja mais

A volta do NewsLetter ou Boletim de Notícias

Mais rápidos de ler, mais claros e objetivos, os boletins de notícia (ou “newsletters”, como são conhecidos atualmente) voltaram com a carga toda nos últimos anos, à medida que os celulares foram repaginados em design e tecnologia.Veja mais

Você conhece o MoJo (Mobile Journalism)?

Os smartphones e tablets causaram uma verdadeira revolução no modo que as pessoas se comportam. Mesmo que em alguns locais no mundo esses aparelhos ainda apresentem um valor relativamente alto, o acesso a esses dispositivos móveis ainda apresentam um percentual alto tanto individualmente como em uso coletivo.Veja mais