20 ferramentas do Google para ajudar jornalistas

O Google não é apenas o maior buscador da internet, mas uma empresa preocupada com o futuro do jornalismo. Empenhado em impulsionar a inovação nas notícias, criou uma plataforma chamada News Initiative, ou Iniciativa de notícias. Nela é possível encontrar uma série de ferramentas capazes de auxiliar o dia-a-dia dos jornalistas. 

A iniciativa do Google Notícias surgiu da necessidade de auxiliar o jornalismo a prosperar na era digital. A empresa defende que a disseminação do conhecimento é fundamental para melhorar a vida de todos. E essa, que é uma missão do Google, está alinhada aos preceitos do jornalismo, de levar informação com qualidade para todos os cantos do mundo.

Dezenas de ferramentas para ajudar jornalistas

Na página do Google News Initiative são oferecidas 25 ferramentas capazes de ajudar jornalistas na produção de matérias. Algumas são de domínio público, como a pesquisa, mapas, youtube chrome e tradutor de idiomas. Mas mesmo para as ferramentas mais comuns há treinamentos para quem quer aprender a utilizá-las de maneira ainda mais eficiente. 

Confira 20 ferramentas do Google que podem dar mais agilidade À rotina dos jornalistas. Economia de tempo para investir no que realmente importa, contar histórias e informar. 

Google Notícias

Reúne notícias de milhares de jornais para o usuário conforme a preferência de assuntos de cada um. É totalmente personalizável, mas prioriza notícias de fontes confiáveis, contribuindo para a não propagação das chamadas Fake News.  Disponível para dispositivos móveis ou na web, a ferramenta oferece cobertura completa sobre os acontecimentos recentes e notícias relevantes para o dia a dia. 

Explorador de Dados Públicos

Ajuda a encontrar, explorar e interpretar dados de grande dimensão e de interesse público, sobre situações cotidianas. Além de agrupar os dados, oferece formas simples de criar visualizações práticas.  Segundo o próprio Google, não é necessário ser um especialista para navegar entre diferentes dados, comparar e fazer as suas próprias conclusões.

Google Earth

O Maps já faz parte da rotina das redações de jornais, seja para buscar endereços ou visualizar ruas. Mas com o Earth o jornalista poder ver o mundo inteiro com imagens via satélite, mapas, geografias, prédios em 3D. Também é possível ver imagens históricas e comparar com as atuais e saber a origem de fotografias, como onde foram tiradas e quando foram publicadas.

Google Alertas

Imagine receber alertas com publicações na internet sobre algum tema que seja de seu interesse. É isso que o Alertas faz. O jornalista define o tema que deseja monitorar, a frequência que deseja receber alertas, o idioma e então passa a receber atualizações constantes.

Google Trends

Mostra os temas mais pesquisados no Google, com atualização em tempo real. Com essas informações, o jornalista pode usar técnicas para impactar um maior número de leitores, com conteúdo de interesse. Melhora o resultado das pesquisas e aumenta o número de acessos ao site.

Google Crisis Map

Reúne informações relevantes em casos de desastres, sincronizadas com organizações de emergência autorizadas. Ajuda jornalistas a visualizar e compartilhar dados relacionados a crises e inclui dados como localização de abrigos, condições climáticas, zonas de evacuação, imagens de satélite pós-acontecimento e outros.

Google Surveys

É utilizado para a criação de pesquisas de mercado que podem nortear a tomada de decisões de empresas. A ferramenta utiliza pessoas reais para obter respostas importantes para as perguntas que o empresário deseja responder. As pesquisas são personalizadas e direcionadas ao público-alvo. 

Google AdSense

Ferramenta gratuita que ajuda a rentabilizar sites de notícias por meio de anúncios. As compras da publicidade são revertidas em recursos para os veículos de comunicação. O empresário se inscreve para veicular os anúncios que são administrados pelo Google e o lucro é baseado na quantidade de cliques ou de visualizações.

AMP

A sigla que em português significa páginas aceleradas para dispositivos móveis é uma iniciativa do Google para melhorar o desempenho de sites quando acessados por celular, por exemplo. Páginas com AMP abrem quase que instantaneamente, melhorando a experiência do usuário. 

Google Podcasts Manager

Os podcasts já são parte da realidade de boa parte da população, que tem aderido À nova forma de consumir notícias. Para munir o produtor de informações, o Podcast Manager faz uma análise detalhada sobre o desempenho do conteúdo. São dados sobre o público, a duração dos ouvintes, a plataforma, entre outros, que ajudam a avaliar a funcionalidade.

Global Forest Watch

Utiliza dados de satélite e computação em nuvem para acompanhar o desmatamento de florestas em tempo quase real. Também é possível ver dados de queimadas e de clima. Jornalistas de todo o mundo podem utilizar a ferramenta para monitorar informações ambientais e comprovar a veracidade do que é divulgado sobre o tema. 

Google Permissões

É a ferramenta que ensina a utilizar os dados fornecidos pelo Google em matérias jornalísticas corretamente. O site de Autorizações da Google ensina com exemplos práticos, como utilizar informações de mapas, entre outros.

Google Acadêmico

É um buscador de artigos acadêmicos. Também chamado de Google Scholar, oferece pesquisa em todo o universo de universidades. Muito útil para jornalistas que buscam referenciais qualificados para as reportagens. 

Alerta de Senha e verificação de 2 passos

Estudos mostram que jornalistas são alvos constantes de tentativas de violação de dados. Para evitar problemas, as duas ferramentas auxiliam na segurança de contas Google. O alerta de senha detecta e avisa sites que estão utilizando suas senhas. A verificação inclui mais um passo além da senha, geralmente um código recebido via celular.

Project Shield

Também no quesito segurança, o Google oferece proteção na web para sites de notícias. A ferramenta foi bastante utilizada na época das eleições, para garantir a integridade dos jornais. Mas pode ser utilizada a todo momento para garantir que os sites não caiam.  

Ferramentas para jornalismo de dados

Tilegrams, Google Data GIF Maker,  Flourish e Guia Rápido de Pesquisa em Conjunto de Dados. As quatro ferramentas ajudam jornalistas a captar dados, comparar e organizá-los de modo que facilitam a visualização e entendimento dos leitores. 

Para todos as ferramentas apresentadas, o Google News Initiative oferece cursos e tutoriais de uso para jornalistas. É possível conferir todos no site.