5 dicas para criar um site de notícias de sucesso

Para fazer um site de notícias de sucesso não basta colocá-lo no ar e esperar que os resultados venham.  Em primeiro plano, é necessário criar um cronograma diário de publicações – contando também com possíveis furos de reportagem e ‘estouros’ na grande mídia.

Dicas para fazer um site de noticias de sucesso

Bons profissionais também são necessários e já falamos aqui 5 características importantes que devem ser observadas na hora de contratar um jornalista.

Se você também está interessado em criar um site de notícias de sucesso, confira neste artigo 5 maneiras de tornar isso possível.

 

1. Crie um site especializado de notícias

Se você criar um site composto por todas as editorias comuns – que já estamos acostumados a ver em outros veículos – você não terá nenhum diferencial em relação à concorrência, o que o coloca no mesmo patamar de todos.

Por outro lado, se você criar um site de notícias especializado em determinado segmento – como moda, atividade física, esportes, cobertura policial, política, economia e outros – as possibilidades de fazer com que ele realmente se torne um sucesso são muito maiores.

Além disso, a especialização é uma tendência do jornalismo atual, que permite que os seus visitantes o vejam como uma verdadeira referência naquele assunto.

 

2. Saiba quem é o seu público alvo

Para fazer um site de notícias de sucesso não adianta divulgá-lo “em tudo que é canto”. É necessário conhecer o seu público alvo, para posteriormente, direcionar o conteúdo com base nos interesses dos leitores.5 dicas para criar um site de notícias de sucesso.

Sendo assim, não perca a chance de interagir com o seu público alvo. A melhor forma de saber o que eles realmente gostariam de saber/ler é perguntando. Faça enquetes, saiba quais são as palavras-chaves mais buscadas pelos mesmos e se dedique à produção de conteúdo relevante e especializado.

 

3. Aposte em um visual igualmente atrativo

Para ter um site de notícias bem-sucedido, ter bom conteúdo já não basta. Isso porque para chamar a atenção do seu público alvo você precisará criar um layout bacana que faça com que seus usuários realmente se sintam confortáveis ali.

Aliado ao bom visual, crie também uma navegação simples – principalmente considerando a grande gama de acessos que serão realizados em dispositivos móveis.

Utilize um sistema publicador para webjornalismo que permita a personalização total do visual do seu site, pois só assim você conseguirá chegar no layout ideal para seus leitores.

 

4. Só texto? Nunca mais

Se você criar um site de notícias unicamente com conteúdo textual, as chances de que os indivíduos parem para ler as matérias por completo são quase nulas.

Isso porque a internet trouxe uma série de outros formatos para facilitar a compreensão do leitor: como infográficos, imagens, vídeos curtos, podcasts e muitos outros. Aposte nos mesmos, facilite as informações para o seu público e ganhe um número muito maior de visitantes.

 

5. Marque presença em outros meios

Além de interagir com os seus visitantes pelo próprio site, atraia-os também em outros canais de comunicação, como nas próprias redes sociais, por exemplo.

Crie um perfil para o seu site de notícias no Facebook, no Twitter, no Instagram e possivelmente, também em outras mídias que facilitem o contato com o seu público leitor. Isso fará com que eles também se sintam mais à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões (como de matérias que gostariam de ler, por exemplo) e realizar comentários de modo geral.

 

[Infográfico exclusivo] 5 erros que destroem o seu site de notícias