8 maneiras de ter um site de notícias de sucesso usando ferramentas online

8 maneiras de ter um site de notícias de sucesso usando ferramentas online

Ter um site de notícias de sucesso exige planejamento, rotina nas publicações e notícias de destaque na comunidade que abrange. Para isso são necessários bons profissionais e empenho para vencer a concorrência. Mas no mar de notícias disponíveis na internet, ter um conteúdo relevante nem sempre é suficiente para ter sucesso. Visto que layout, adaptação do site para várias plataformas e o controle de anúncios pode influenciar na experiência do cliente ao ler a notícia. 

É certo que cada site de notícias precisa se adaptar a vários quesitos para conquistar relevância e mercado. Ter uma ferramenta online que proporciona agilidade e segurança no dia a dia do negócio pode ajudar a equipe a ter mais tempo para se dedicar ao conteúdo. Dessa forma, preocupações com o sistema operacional do site podem ser deixadas de lado.

Ter um site responsivo, com técnicas de SEO eficientes e ferramentas a seu favor, são exemplos de situações que desafogam o jornalista na correria do dia a dia. Também são responsáveis por dar mais qualidade de leitura para o público que busca por notícias com credibilidade e de fácil acesso. 

Pensando em melhorar a experiência do usuário na hora de acessar sites de notícias, confira oito situações em que uma ferramenta online pode ajudar sites a ter sucesso:

No computador ou no celular

Ter um site que se adapta à leitura em celulares, computadores ou em tablets é algo básico para quem busca ter mais visibilidade e alcance. Essa adaptação significa que o site é responsivo, ou seja, que ele pode ser acessado a partir de qualquer plataforma sem apresentar desconfigurações. Sites não responsivos podem aparecer com ícones ou texto desconfigurado, imagens que não abrem, dificultando a leitura e a experiência do usuário. 

O site responsivo também colabora para o posicionamento no Google, que prioriza sites adaptáveis às diferentes plataformas. Ter um bom rankeamento no Google certamente garante mais visibilidade e acesso. O site responsivo também tem como característica a rapidez no carregamento em smartphones, situação que pode ganhar ou perder o leitor. 

Transmissão ao vivo

O uso de ferramentas online para gestão de um site de notícias permite que a plataforma faça transmissões ao vivo, os chamados streamings. A função antes importante para pautas extremamente factuais e de grande interesse do público, ganhou mais relevância durante a pandemia de coronavírus. Período em que eventos migraram para a modalidade online e as pessoas passaram a estar ainda mais conectadas. 

A ferramenta é responsável por fazer a customização e preparação para a transmissão ao vivo. Dando o suporte necessário para quando o editor decidir que a modalidade é interessante. Divulgações oficiais e ampla repercussão, julgamentos, lançamentos, são exemplos de situações em que o streaming pode ser utilizado por um site de notícias. 

Interação com o usuário

Não há jornalismo sem público e é por isso que os canais de feedback são importantes para os sites de notícias. É  a partir da interação com o leitor que a empresa pode avaliar sua performance, receber atualizações e notícias, se atentar para possíveis erros e criar um canal com seu principal público. 

Os canais de feedback são importantes pontos de contato também para a realização de  promoções, que geram bastante interação e alcance; enquetes onde o jornal pode avaliar a percepção do leitor enquanto sociedade e as redes sociais, que fazem o papel de expandir o alcance e engajamento das notícias. 

Fotos editadas facilmente 

Uma imagem vale mais que mil palavras. E como diz o ditado, sabemos que a qualidade da imagem é um diferencial em sites de notícias. Em vários momentos basta uma foto para bem contar uma história. Ferramentas online auxiliam na rotina do jornal ao disponibilizar um editor de imagens integrado dentro da plataforma, sem a necessidade do uso de outros aplicativos, como photoshop, por exemplo. 

Sistema intuitivo

O sistema operacional do site é um detalhe importante e que dita a rotina dos jornais. Ele influencia diretamente no dia a dia dos jornalistas e editores.  Com o uso de uma ferramenta online para sites de notícias é possível manter o pleno controle da produção de conteúdo e com fácil manipulação dos textos. Podendo inserir, programar ou editar matérias e fotos.

Além disso, o sistema operacional com diferentes níveis de permissão de acesso possibilita fazer a mediação de colaboradores de maneira eficaz. Isso significa que gestores de colunas e blogs ou repórteres podem ter acesso ao site de notícias de maneira independente, com ou sem a mediação do editor-chefe. 

Layout personalizado

Qual a sua reação ao acessar sites de notícias com muitas cores, informações e fotos dispostos de maneira confusa? Muitas pessoas podem desistir de navegar em um site de notícias ao encontrar um layout desconfigurado ou ruim. A experiência do usuário deve ser sempre considerada ao desenvolver um site.

Ferramentas online podem desenvolver papel importante nesse quesito ao oferecer a possibilidade de customização do layout. O editor passa a ter liberdade para escolher um design personalizado, com as editorias necessárias, além de ter múltiplas opções de capa a sua disposição.

Gestão de publicidade

Situação importante para sites de notícias é ter um bom controle da publicidade, que representa parte ou, por vezes, toda a receita da empresa. Ferramentas online auxiliam na gestão de banners, para que sejam veiculados cumprindo os formatos recomendados pelas agências de publicidade, garantindo assim a continuidade do serviço.

Venda de Assinaturas

Como toda empresa, sites de notícias precisam rentabilizar para se manter ativos. A comercialização do acesso digital proporciona mais comodidade para o cliente e fluxo de operações para o dono do negócio. Ferramentas online proporcionam ao site que o pagamento de vendas possa ser feito digitalmente, e com opções de cartão de crédito, boleto, pagseguro e paypal. 

PL das Fake News amplia obrigações das big techs