Como melhorar o conteúdo comercial de um site de notícias?

A internet hoje em dia já se tornou o meio de comunicação dominante, visto que ela consegue agregar todas as possibilidades que as mídias consideradas tradicionais (tanto as eletrônicas quanto as impressas) oferecem. Ou seja, a internet consegue abarcar de uma só vez as características do rádio, jornal, revista e também da TV. Não por acaso, hoje em dia o meio online é uma plataforma de comunicação completa, que oferece velocidade e variedade de informação. Os anunciantes já perceberam tais características e cada vez mais investem na internet.

No entanto, não é apenas por causa dessas vantagens que a mídia online não precisa de planejamento. Pelo contrário, assim como ocorre nas mídias tradicionais, a internet também requer um conhecimento prévio, com análise e planos bem definidos.

“Para trabalhar com mídias online é necessário um planejamento, podemos trabalhar com informes, redes sociais e banners em diversos formatos e resoluções, sempre com o planejamento de mídia para que os resultados apareçam”, destacou Leandro Saraiva, executivo comercial do Diário Digital.

Conteúdo comercial em sites de notícias

Para possuir um bom conhecimento acerca das possibilidades de conteúdo comercial para site de notícias, é necessário entender os tipos de mídias para internet. O meio online trabalha com vídeos, podcasts (voltado para o áudio), bem como infográficos. Conhecer as características do público de cada um desses elementos é essencial, pois isso facilita na elaboração de um planejamento eficaz.

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“Com um bom planejamento baseado em pesquisas para definir o mercado e o público que a campanha pretende atingir, o resultado será eficaz. A mídia online foi a que mais cresceu nos últimos anos, a tendência é que cresça ainda mais. Podemos dizer que ela já é uma realidade para muitas empresas”, salientou Saraiva.

Diferentes modelos de mídia

Compreender também como funciona o modelo CPC (custo por clique) e o CPM (custo por mil impressões). No CPC o pagamento ocorre quando o anúncio receber um clique. Esse modelo é fácil de mensurar e também é ideal para empresas que estão começando a anunciar.

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Já o CPM é ideal para sites com grande fluxo de visitas. Além disso, são disponibilizados espaços para a publicação dos banners. Para Leandro Saraiva, iniciar o trabalho com mídia online trouxe inúmeras possibilidades.

“Foi uma experiência nova, porém surpreendente, pela facilidade das informações do produto do anunciante, pela possibilidade de poder trabalhar ações para que atinjam públicos de determinados segmentos, seja em um uniforme publicitário, banners ou redes sociais”, completou o executivo.

No caso dos banners, é importante também conhecer modelos padrões para assim poder adequá-los nos layouts do site, sem atrapalhar a navegação do internauta. Tais modelos podem ser de 120×240, 234×60, 728×90, entre outros tamanhos e formatos. É importante efetuar um bom planejamento para ver qual é o ideal para o tipo de anúncio a ser efetuado.

Além disso, como o meio online é marcado pelo imediatismo e a velocidade, é de suma importância estar sempre atento diante das novidades, descobrindo assim quais são as tendências do momento no que diz respeito ao marketing digital.

Portanto, conhecendo e estudando as diversas possibilidades oferecidas pela internet, bem como ficando atento para a segmentação de público, é possível aliar conteúdo relevante e publicidade, gerando lucros e vantagens.