Como o SEO dentro do jornalismo melhora a audiência?

Já faz algum tempo que os buscadores como o Google, o Bing e outros, se dedicam para fazer com que os seus números de indexação de conteúdo se tornem cada vez mais inteiros, inteligentes e rápidos. Por isso, jornalistas, é bom entenderem cada vez mais sobre as proporções do SEO dentro do jornalismo.

O objetivo é sempre o mesmo: oferecer um resultado impecável para os leitores que buscam informações sobre determinado assunto. Dessa forma, todos os buscadores aperfeiçoam seu trabalho de olho no significado de uma boa experiência na web.

Por motivos óbvios, os jornalistas e veículos de comunicação começaram a enxergar a importância do SEO dentro do jornalismo, considerando essa ação com algo não só importante, mas necessário para as plataformas digitais, é preciso levar em consideração que não só o manual de redação tem peso nesse mundo, as técnicas de SEO também devem estar inclusas durante o processo de criação, para que a informação alcance cada vez mais pessoas.

Você lembra o significado de SEO, certo? Em tradução livre, é visto como uma “otimização para mecanismo de busca” ou só otimização de sites.

De forma mais clara: o SEO é um grupo de estratégias feitas com o objetivo de colocar um conteúdo ou site em um bom posicionamento nas páginas de site de busca. Agora que já relembramos as questões do SEO, podemos conversar a respeito de algumas dicas de SEO dentro do jornalismo.

3 dicas mais fáceis e diferenciais para SEO dentro do jornalismo

1 – Utilize palavras-chave de maneira estratégica: as palavras-chave precisam ter ligação com a matéria escrita. São como as palavras que os leitores usariam para encontrar algo do estilo que está publicado em seu site.

Como acontece com o texto jornalístico, existe uma regra estabelecida no guia de redação de cada empresa. Por isso, procure encontrar o caminho correto para que o seu texto jornalístico esteja de acordo com o guia, mas também utilize as expressões procuradas no site de busca.

2 – Procure analisar a estrutura do texto: todos os jornalistas já possuem intimidade com a pirâmide invertida e outras maneiras de dar prioridade às melhores informações de uma notícia: o lead, o que, quem, quando, onde como e por que é uma sequência quase sempre presente na introdução do conteúdo.

Isso pode ser fatal quando se escreve em busca de uma boa indexação nas pesquisas, entretanto, não esqueça que, da mesma forma que está escrevendo para robôs, também está escrevendo para os humanos, por isso, a criação de estratégias que prendam a presença do leitor até o fim do texto é importante.

O objetivo é sempre o mesmo: oferecer um resultado impecável para os leitores que buscam informações sobre determinado assunto

3 – Tenha o seu conteúdo organizado por categorias: Outra forma de fazer com que as ferramentas de SEO identifiquem o tema do seu conteúdo é classificando tudo por categorias adequadas e também com tags que tenham relevância.

Essa não é mais uma tarefa complicada na web, que pode ser tão ampla quanto um jornal impresso. Se você já trabalha assim, continue e adicione novas estratégias.