Como trazer mais publicidade e anunciantes ao meu site de notícias?

Atualmente, a publicidade vem ganhando um espaço cada vez maior. São inúmeros os canais através dos quais é possível anunciar um produto ou serviço e manter-se presente no ambiente mais frequentado que existe: a internet.

Muitas pessoas passam a maior parte do dia conectadas à rede e, por isso, torna-se mais fácil contatar empresas que anunciam na web do que encontrá-las ao andar pela rua, por exemplo. Para sites e veículos que lidam com anúncios, está aí uma ótima forma de divulgação. Por incrível que pareça, anunciantes atraem outros anunciantes. Um espaço vazio pode não chamar a atenção. Um anúncio de determinada empresa, pelo contrário, é capaz de fazer com que seus concorrentes também queiram anunciar.

Muitos são os canais que permitem a veiculação de anúncios pela internet. O AdSense, por exemplo, é um canal do Google que permite que administradores de websites que desejam exibir anúncios se inscrevam e possam fazê-lo. A partir daí, você pode ganhar dinheiro por número de cliques em cada anúncio que aparecer na sua página. O sistema permite um monitoramento que veiculará no seu site, anúncios de empresas que sejam condizentes com o seu conteúdo. Se você tem um blog que fala sobre o vegetarianismo, por exemplo, não faria sentido veicular nele a propaganda de uma churrascaria. Da mesma forma que divulgar aquele novo restaurante que oferece pratos vegetarianos teria tudo para receber muitos cliques.

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Mas, como dissemos anteriormente, um anunciante em seu site tem o poder de atrair outros anunciantes. Por isso, muitas vezes, vale a pena publicar um anúncio gratuito (ou até mesmo por um valor mais em conta) para que outras pessoas se interessem em anunciar com você. Proceder dessa forma pode ser melhor do que simplesmente deixar o espaço em branco. Nos jornais impressos, trata-se do famoso calhau: quando um espaço reservado à publicidade não é preenchido até o fechamento da edição, pode-se inserir um anúncio gratuitamente ou por um valor simbólico para não prejudicar a estética da edição. E de quebra isso ainda pode atrair novos anunciantes.

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Firmar parcerias com empresas que sigam uma filosofia parecida com a que você preza também pode render sucesso tanto para você quanto para o seu anunciante. Isso porque você ganha de acordo com o número de cliques que o anúncio receber e o seu parceiro pode ganhar novos clientes através da publicidade veiculada em sua página. Ou seja: trata-se de algo vantajoso para ambas as partes.

Entretanto, é necessário ressaltar que a filosofia, política e princípios da sua página devem ser respeitados. De nada adianta firmar uma parceria que “briga” com o que você defende em seus posts. Isso pode trazer um efeito reverso: você poderá ficar “queimado” com o seu público que passará a te enxergar como uma pessoa capaz de colocar qualquer coisa em sua página, interessada apenas no lucro que isso pode trazer.

Dessa forma, procure parceiros que tenham a ver com você ou mecanismos da internet que o conectem com eles e garanta sucesso com publicidade na internet.