Google News Showcase é novidade remunerada para jornais

O Google decidiu ceder a pressão de veículos de comunicação de todo o mundo. Lançou um recurso para melhorar a entrega de notícias aos seus usuários e remunerar jornais. O Google News Showcase chegou ao Brasil em outubro de 2020. Ele possibilita que os jornais personalizem painéis chamados de Destaques, com as notícias mais relevantes e de qualidade. 

O painel de cada veículo de comunicação aparece no Google Notícias, conforme a escolha do leitor de seguir os jornais de sua preferência. A princípio o recurso está disponível apenas em celulares com sistema operacional Android, mas deve chegar ao iOS em breve. Além do Brasil, o Google News Showcase também está disponível na Alemanha e Canadá. Argentina, Reino Unido e Austrália devem ser os próximos países a receber o recurso.

Pressão e investimentos

Por meio do Google News Showcase, a gigante das buscas vai investir US$ 1 bilhão em veículos de notícias do mundo em três anos. O anúncio acontece em um momento que o Google enfrenta pressão mundial para remunerar empresas de notícias por usar seus conteúdos. 

Na União Europeia a crise está mais grave. O Google chegou a ameaçar retirar a plataforma News da Europa caso medidas fossem impostas pelos jornais, mas agora começa a recuar. Apesar de estar cedendo a pressão dos veículos de comunicação, a gigante impõe suas próprias regras.

No contrato firmado com os veículos que aderiram ao Google News Showcase, há uma cláusula impedindo as empresas de cobrar possíveis reparações financeiras na justiça. Caso faça, o contrato é interrompido imediatamente. O Conselho Europeu de Publishers emitiu uma nota com duras críticas a atitude do Google. 

Como funciona

O Google News Showcase também conhecido como Google Destaques no Brasil, não passa de uma mudança na maneira como as informações são dispostas no Google Notícias. O recurso permite que os jornais parceiros tenham um painel só para seus conteúdos e o personalizem como acharem melhor. 

O painel se transforma em um storytelling, com possibilidade de incluir além das notícias em texto, áudios, vídeos, infográficos e artigos relacionados. A proposta é que o leitor possa ter acesso fácil às principais notícias de um determinado jornal ou assunto de seu interesse. O web stories, lançado recentemente pelo Google também entra na nova configuração do Google News Showcase.

Participantes brasileiros

O Google afirma que fechou mais de 200 parcerias no Brasil, que vão de grande a pequenos veículos, mas até o momento apenas 18 veículos de comunicação divulgaram estar participando do Google News Showcase. A ferramenta exige empenho na produção de notícias relevantes por parte dos veículos, por isso a remuneração que varia conforme o tamanho da empresa. 

Em reportagem sobre o tema, a Folha de São Paulo informou que além de valorizar a notícia confiável, a parceria remunerada com o Google é fundamental para a sustentabilidade dos negócios. Também reforça laços com os leitores e abre espaço para a identidade e voz editorial dos veículos.

Os veículos brasileiros participantes até o momento são Grupo Abril, Diários Associados, Estadão, Folha de Pernambuco (cliente DothNews), Folha de S. Paulo, Grupo Bandeirantes, Grupo Folha BV, Grupo Paranaense de Comunicação, Correio, Jornal do Comércio, Grupo Jovem Pan, NSC Comunicação, O Dia, Piauí, Rede Gazeta, Sempre Editora, Sistema Correio, UOL.