Inscrições abertas para treinamento gratuito do Google para jornalistas

Inscrições abertas para treinamento gratuito do Google para jornalistas

O Google News Initiative está com inscrições abertas para o Programa de Crescimento Digital, um treinamento para jornalistas de como expandir seus negócios digitais. A inscrição é gratuita para empresas de pequeno e médio porte e indicado para executivos de organizações de notícias e agentes do crescimento digital. 

Para participar basta se inscrever no site e acessar aos workshops. Alguns estão disponíveis, mas o treinamento é realizado em sequência entre os dias 7 de outubro a 25 de novembro. O ideal é que os inscritos participem do programa completo, mas os vídeos podem ser assistidos individuais e a qualquer momento dentro do período do treinamento. Além de português, o conteúdo estará disponível em inglês, japonês, corenano e espanhol.

O que inclui o treinamento para jornalistas

O Programa de Crescimento Digital do Google foi desenvolvido dividido em cinco áreas e em cada, recomenda parceiros para a execução dos trabalhos e atividades. O desenvolvimento de audiência foi montado para ajudar jornalistas e empresários a atrair mais usuários e aprofundar o engajamento. 

Dentro deste tema, o treinamento para jornalistas inclui playbook, exercícios interativos, workshops e laboratórios. São oferecidas ferramentas do Google que podem ajudar na missão e ver modelos adotados no mundo como exemplos. Para isso, são recomendados dois parceiros, o Hub News Revenue e Racoon Digital Marketing.

Ajuda para aumentar os lucros

O segundo tema abordado no treinamento para jornalistas é sobre como transformar a audiência em recursos financeiros para o negócio. O Google afirma que desenvolveu recursos para ajudar negócios de notícias nesse quesito, entendendo os fatores do sucesso, implementando análises e criando a própria estratégia de monetização.

O tema também inclui playbook, exercícios, workshops e laboratórios. O material foi desenvolvido com ajuda de especialistas e de 12 empresas parceiras que são relacionadas pelo Google. Inclui dicas e orientações que oferecem recomendações práticas para que o plano de implementação saia do papel e apresente bons resultados. 

Outros recursos do treinamento

O treinamento para jornalistas ainda inclui o tema dados, que promete ajudar empresas a se comparar com outras na tentativa de otimizar seu negócio. De acordo com o Google neste item, será possível conhecer as medidas estratégias e táticas que organizações de notícias usam para aprimorar estratégias de dados.

O Programa de Crescimento Digital aborda ainda a monetização de publicidade e produtos. Detalhes destes dois temas só serão liberados para aqueles que se inscreverem no treinamento. O cronograma com a programação do treinamento também está disponível no site

 Facebook e Google ajudando negócios de notícias 

Com o lançamento deste programa o Google News Initiative segue a mesma linha do Facebook, de adotar mecanismos para ajudar jornalistas de todo o mundo. Em setembro de 2020 o Facebook lançou o Reader Revenue Series, que é um treinamento gratuito para negócios de jornalismo sobre como otimizar a receita com assinaturas digitais.

Tanto o Google quanto o Facebook sabem que os negócios de notícias com credibilidade é rentável para suas plataformas. Porém, têm enfrentado críticas da imprensa que defende que os veículos devem ser remunerados pelo uso de seus conteúdos. A discussão tem ganhado fôlego em vários países e representa um ponto conflituoso na relação aparentemente amistosa. 

PL das Fake News amplia obrigações das big techs