Por que a conexão de internet influencia a audiência dos sites de notícias?

Assim como qualquer profissão, o jornalismo também precisa de alguns recursos mínimos para que a sua atividade não seja prejudicada e o exercício da profissão seja garantido em sua integridade.

Todo mundo sabe que a internet hoje se tornou muito mais que um meio de entretenimento, mas um importante veículo de comunicação, bem como uma das principais ferramentas de trabalho para diversos setores, inclusive para os jornalistas.

A internet, hoje em dia, é o meio mais eficiente no quesito de propagação das informações. Isso porque uma grande parcela da população tem acesso à internet e está presente e atuante através das redes sociais, principalmente. Além disso, a internet acaba por aproximar o público dos profissionais, uma vez que se tem a possibilidade de se compartilhar os conteúdos que considera mais interessante, e ainda, permite que os veículos mantenham uma relação mais próxima com o seu público, que pode enviar sugestões, críticas e comentários de uma forma muito mais fácil e rápida do que nos meios convencionais.

conexaointernetw

Sabendo disso, a internet é uma das ferramentas mais importantes para o exercício do jornalismo. Nos dias atuais, até mesmo os veículos mais convencionais como jornal impresso e televisão estão também presentes na internet, como um meio alternativo de aproximação com o seu público.

Uma internet ruim é capaz de atrapalhar a audiência do jornal, resultando em número reduzido de acessos

Os veículos de comunicação se utilizam da internet para hospedar seus sites de notícias, oferecendo um conteúdo mais diversificado para seus leitores. A partir disso, a internet acaba por se tornar uma ferramenta fundamental. No entanto, para que tudo isso aconteça, é preciso que se tenha uma estrutura mínima para garantir o funcionamento desse recurso.

conexao1

Os sites de notícias precisam de uma internet de qualidade para ser programado e atualizado diariamente, uma vez que o número de visitantes geralmente é alto. Com um número elevado de acessos, os jornalistas precisam de uma internet com as condições mínimas que tornem viável esse recurso. Uma internet de baixa qualidade, por exemplo, ao invés de ajudar, acaba atrapalhando muito mais, pois os jornalistas perdem muito tempo tentando publicar os conteúdos, que deveriam ser postados de uma forma rápida e prática.

Além disso, uma internet ruim é capaz de atrapalhar a audiência do jornal, resultando em número reduzido de acessos. Isso porque com o atraso causado pela baixa velocidade, outras concorrentes, que tenham uma internet um pouco mais avançada, irão se sair na frente, conseguindo publicar conteúdo antes que a sua empresa. E como todo jornalista sabe, o ineditismo é uma das preferências do público.

Uma solução para esse problema com a internet instável, é optar pela contratação de duas redes de internet. Assim quando uma estiver com problemas, você terá a outra rede para conseguir postar seus conteúdos, sem prejuízo e perca de tempo.

Mas acima de tudo, outro ponto importante na questão de garantir as condições mínimas de trabalho, além de uma internet de qualidade, os profissionais precisam se sentir motivados a trabalhar. Pequenos incentivos e o reconhecimento necessário farão com que a sua equipe de jornalistas trabalhe mais satisfeitos. Por isso, invista, acima de tudo, em um bom relacionamento com seus colegas de trabalho.