Por que hackers invadem sites de notícias e blogs?

Por que hackers invadem sites de notícias e blogs?

Que a internet está presente na vida de milhares de pessoas isso não é mais nenhum segredo. E sabendo disso, até mesmo os meios convencionais de informação têm procurado se inserir neste ambiente, numa tentativa de oferecer conteúdo diversificado e se aproximar do seu público. Isso porque a internet é uma ferramenta que facilita essa interação, pois possibilita uma relação mais próxima e direta entre os jornais e os seus leitores, ou telespectadores. Os formatos convencionais de informação, como o jornal impresso, televisão e rádio, apesar de cumprir o papel de informar e manter o seu público atualizado por dentro de tudo que está acontecendo, acabam por distanciar os jornalistas dos seus receptores. Essa dificuldade em se estabelecer um vínculo acaba com o surgimento da internet. A plataforma online permite que os veículos ofereçam conteúdo, da mesma forma que permite que os leitores interajam com o conteúdo publicado, através de críticas, sugestões e comentários. Alguns veículos, inclusive, utilizam esse espaço para aceitar material, como vídeos e fotos dos leitores e telespectadores, criando uma relação mais próxima. hacker3 Os sites de notícia têm hoje uma alta visibilidade na internet, uma vez que a maior parte da população sente a necessidade de se manter atualizada sobre tudo o que acontece na sua cidade, no seu estado e até mesmo no seu país. Dessa forma, esses sites possuem um grande número de acessos diários. Esse grande número de visitantes é visto como uma vantagem pelos veículos, uma vez que seus objetivos se mostram alcançados.
Ataques são extremamente prejudiciais para os veículos de comunicação: Risco de dano a todo o trabalho realizado de anos
No entanto, os sites que possuem um grande número de acessos também acabam sendo um perigo. Isso porque esses sites estão no alvo dos hackers, pessoas que, muito mal-intencionadas, desejam atrapalhar o desempenho do veículo. hacker4 As formas de hackear são diversas. Mas as mais conhecidas e mais utilizadas é a invasão, onde todo, ou boa parte do conteúdo é excluído ou desconfigurado. Esse tipo de ataque é extremamente prejudicial para os veículos de comunicação, pois coloca em risco todo o trabalho realizado de anos. Em alguns casos de hacker, além de se ter todo o conteúdo apagado, de forma que não pode ser recuperado, o administrador perde todo o acesso à sua própria plataforma, sendo obrigado a criar um novo site. Esse processo de criar um novo site também é altamente prejudicial, uma vez que se quebra todo o ritmo de postagens e de leitura, além das visitações. Os sites de notícias costumam acumular um grande número de visitantes, que procuram diariamente por esses sites para se manterem atualizados. Com a criação de um novo site, há a dificuldade de fazer com que todos esses leitores se acostumem a acompanhar uma nova plataforma. hacker-ataque1   Para evitar todo esse prejuízo, é fundamental que as empresas de comunicação mantenham um profissional qualificado para gerenciar o seu servidor, que saiba agir diante desse tipo de ameaça. É necessário, portanto, que se tenha um bom programador, que conheça as estratégias utilizadas pelos hackers e possa conseguir recuperar o acesso, caso o site seja atacado. É importante também que se crie uma rotina de backup dos dados, para que a perda não seja total, em casos de qualquer invasão.

PL das Fake News amplia obrigações das big techs