Porque meu site de notícias não atrai mais público?

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensuração de resultados. Se há algum tempo os empreendedores não tinham ideia sobre a aceitação (ou não) de suas campanhas, esse é um dos aspectos que mudou da água para o vinho após a implementação das mesmas na internet.

Sendo assim, quando as estatísticas provam que o site já não está mais chamando a atenção do público alvo, muitos são os empreendedores que ficam com a dúvida: mas afinal, porque meu site não atrai mais público?

Foi pensando nas mais variadas possibilidades para que isso esteja acontecendo que este artigo foi criado. A seguir, confira quais são as principais causas e o que você pode fazer para evitar a má aceitação do público quando em relação ao seu site.

audiencia-site-850x400

1. Layout mal planejado

Um layout poluído, com cores mal organizadas, falta de qualidade, mau posicionamento dos itens e com falta de atenção em demais detalhes poderá ser o grande responsável pela queda na visualização do seu site.

E para evitar que isso aconteça você já sabe: aposte em um layout bem estruturado e com tudo ‘no lugar’.

2. Muito texto e pouca imagem

A falta de equilíbrio entre texto e imagem também está entre os principais responsáveis para a queda de visualização no site. Isso porque os indivíduos simplesmente não têm paciência para ficarem em um ambiente onde seus olhos não se sentem atraídos, mas sim, cansados.

Para evitar que isso aconteça você já sabe: aposte em ambos na mesma proporção.

Internet-lenta-lesma-ao-lado-do-notebook

3. Lentidão no acesso

Já falamos num artigo anterior como conexão de internet influencia a audiência dos sites de notícias. De acordo com especialistas, os indivíduos não esperam mais do que 6 segundos para que haja o carregamento completo do site.

O mais recomendado é que cada página leve, no máximo, dois segundos para ser carregada. Sites lentos não refletem em credibilidade para o seu negócio, e se isto está acontecendo com o seu site, é hora de “acelerá-lo”.

4. Difícil acessibilidade

Se tudo em seu site está um pouco ‘escondido’, saiba que isso não fará com que o usuário passe mais tempo nele: mas pelo contrário, isso só fará com que ele abandone o site o quanto antes.

Os sites devem mostrar o caminho para que o indivíduo conclua o seu objetivo nele o quanto antes – que pode ser realizar uma compra, conferir a descrição dos produtos, ver o contato da empresa e assim por diante.

Mas, se o indivíduo notar que é preciso inúmeros cliques até achar o que ele precisa, as chances de que ele desista ao invés de continuar tentando são muito maiores.

grupos-facebook

5. Qualidade do conteúdo

A qualidade do conteúdo também reflete diretamente na aceitação – ou não – do site por parte do público.

Conteúdo de qualidade, bem estruturado com texto e imagem, diferenciado e verdadeiramente atrativo com certeza manterá o usuário no site. Porém, conteúdos copiados de outros portais ou com informações que podem ser facilmente encontradas em qualquer outro lugar estão longe de serem ‘chamariz’ para o site.

Além disso, a presença de notícias violentas ou negativas também fará com que os usuários se afastem.