Treinamento do Facebook para jornalistas orienta sobre assinaturas digitais
Desde 2017 o Projeto de Jornalismo do Facebook oferece treinamentos, programas e parcerias para veículos de notícias em todo o mundo. Em setembro de 2020 lançou o Reader Revenue Series, um treinamento do Facebook para jornalistas sobre como otimizar a receita com assinaturas digitais.
Qualquer veículo de notícias pode participar do treinamento que é dividido em cinco módulos e inclui vídeos explicativos. Para ter acesso ao treinamento do Facebook para jornalistas é fácil. Basta clicar na página, baixar o guia e assistir aos vídeos, que estão em inglês, mas com legenda em português. O papel da redação, experiência de compra, retenção de assinantes e como anúncios no Facebook podem colaborar com o número de assinaturas, estão entre os temas abordados.
Apoio aos novos modelos de negócio
Ciente de que um dos grande desafios do jornalismo é se manter economicamente garantindo a notícia com credibilidade aos seus leitores, o novo treinamento do Facebook foca nos modelos de negócios. O material foi desenvolvido pelo diretor executivo do Acelerador de Notícias Locais do Facebook, Tim Griggs.
Em nota oficial, o Projeto de Jornalismo do Facebook afirma que trabalha para ajudar veículos de notícias de todos os tamanhos a construir modelos de negócios sustentáveis de longo prazo. Destaca ainda que os programas e treinamentos vão continuar como forma de apoiar a indústria de notícias da América Latina.
Programas do Facebook para jornalistas
Dentro do projeto de Jornalismo do Facebook há cinco programas voltados para a comunidade de notícias. O recente Reader Revenue Series faz parte do Programa Acelerador do Facebook, lançado em 2018 mas que já atendeu 90 organizações de notícias da América Latina.
Outro programa é a Rede de Comunidade que ajuda quem quer construir comunidades a partir de notícias locais e mas que abre inscrição três vezes por ano. Há também o programa de Bolsas de Jornalismo Local do Instagram, um curso de dez semanas para estudantes atuarem em redações do Estados Unidos.
Fake News e Covid-19 em pauta
O programa de verificação de fatos busca ajudar a combater a informação em todo o mundo. Esse setor avalia conteúdos problemáticos e que podem conter fake news dentro da plataforma. Remove esses materiais, reduzindo a distribuição e informando quando o conteúdo é verificado.
Por fim, em 2020 o Facebook lançou o Apoio a jornalistas e veículos de notícias durante a pandemia de Covid-19, com recursos financeiros e parcerias. As ações se dividem por países e na América Latina são 44 projetos de veículos em 12 países.
Como funciona o programa
Criado em 2017, o Programa de Jornalismo do Facebook atua em todo mundo para fortalecer a relação entre jornalistas e a comunidade onde estão inseridos. A rede social afirma que busca ajudar o setor a enfrentar os principais desafios de seus negócios.
Para isso, os programas que desenvolve atuam de três maneiras. A primeira é apoiar iniciativas de jornalismo que atuam em comunidades, mas que ajudem a construir um futuro sustentável. Treinamento oferecido para redações de todo o mundo sobre o uso das redes sociais para propagar notícias é a segunda. Por fim, a terceira é a aposta em parcerias para aprimorar o jornalismo nas plataformas.